Tuesday, May 27, 2008

HERA realiza o passeio Por Antigos Caminhos. (8.06.08)

Caros colegas, colaboradores e amigos,

vimos convidar-Vos ao passeio "Por antigos caminhos", passeio de inauguração do projecto de valorização do troço de estrada romana e sua envolvente natural em Moncarapacho, Olhão, promovido pela HERA em colaboração com APOS.

Visitaremos antigos vestígios da estrada romana e medieval, apreciando a maravilhosa envolvente natural do local.

O percurso guiado de interpretação cultural e natural será realizado dia 8 de Junho, tendo como ponto de encontro e de partida o largo da Casa do Povo em Moncarapacho, pelas 8h30, com as seguintes características técnicas:

TIPO PERCURSO: circular
DURAÇÃO: 2h30 a 3h.
GRAU DIFICULDADE: Baixo/Médio
Kms: cerca de 4 kms
Aconselha-se: vestiário cómodo e possivelmente de cores ténues (ideal: verde), sapatilhas (possivelmente altas), chapéu, água.

A HERA poderá facultar gratuitamente a utilização de binóculos. O percurso será guiado por técnicos da HERA e da APOS.

A participação é gratuita, mas agradecemos a pre-inscrição por esta via, sendo o numero de participantes limitado.


Divulgue por favor esta noticia e... participe!!!

Cordialmente,

Palestra “Turismo responsável, Contributo para o Desenvolvimento Sustentado das Comunidades Costeiras”


A HERA - Associação para a Valorização e promoção do Património, apoia a divulgação da palestra “Turismo responsável, Contributo para o Desenvolvimento Sustentadod as Comunidades Costeiras”, que irá realizar-se no proximo dia 30 de Maio, na Quinta de Marim (sede do parque Natural da ria formosa).


As entradas são gratuitas.

Wednesday, May 14, 2008

17 de Maio Centro Investigação Informação Património Cacela promove percurso na Ria Formosa

Continua em Maio a 2ª edição do ciclo anual de passeios pedestres deinterpretação da paisagem "Passos Contados", com o percurso:

(17 de Maio)
Ponto Encontro: 9.30 em Cacela Velha

A Ria Formosa é um valioso ecossistema lagunar de importânciainternacional, onde vivem gentes, se mantêm artes de pesca e apanha debivalves. Um cordão de ilhas e penínsulas arenosas paralelas à costaprotege um labirinto de sapais, canais e bancos de areia, onde seabrigam no Inverno aves migradoras do norte e centro da Europa(pato-trombeteiro, marrequinho-comum, maçarico-real, flamingo,...) ealimentam peixes, moluscos, crustáceos e anfíbios. Entre as dunas ematas, especialmente entre os piornos, escondem-se os camaleões da RiaFormosa que urge proteger.Na companhia de um biólogo iremos observar a flora, conhecer habitats,olhar os voos das aves, escutar os anfíbios e interpretar dejectos,pegadas e trilhos.