Thursday, September 20, 2007

Sabado 22 de Setembro: inauguração do trilho urbano "Cidade de Ílhavo"

No próximo Sábado, dia 22 de Setembro, Dia Mundial Sem Carros, será inaugurado mais um percurso realizado no âmbito da parceria CMI-HERA-GEMA: o percurso urbano Cidade de Ílhavo.





Um agradável passeio de cerca de 6 Kms (cerca de duas horas de passeio) será efectuado pela ocasião, com o acompanhamento de um guia da HERA, pelas ruas da Cidade, à descoberta dos seus grandes e pequenos tesouros históricos, artísticos e naturais.

O local de encontro será a Rua Direita, em Ílhavo, pelas 16h30. Participe!!!!

14 Comments:

At 9:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostamos muito!

Nunu e Luis

 
At 8:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Li o desdobravel do PEDONAL URBANO DE ILHAVO....e sugiro-vos que aprendam mais um pouco sobre a Igreja de Ilhavo pois ela é dedicada a S.SALVADOR....tem Pilastras TOSCANAS e GOSTO NEO CLASSICO....quanto á PONTE EM RUINA nunca poderia ser PEDONAL....pois ninguem faz uma ponte daquelas para passar a pé....
e é interessante...nunca ouvi falar em ilhavo de CASAS DE BRASILEIRO....nem ao meu avô que esteve tres anos no Brasil....aquelas casas são sim REVIVALISTAS....mas as suas paredes em TERRA, LASTROS, TIJOLO De BURRO FINO e ou de ADOBE são bastante mais antigas....mas digo-lhe que as nossas casas tem muito de Mediterranico passando pelos ROMANOS e ARABES.....Espero tambem que não tenham sido os culpados daquelas chapadas de cimento pigmentado que infelizmente se observa na PONTE em RUINAS

 
At 8:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Acerca do comentário posto por “ anónimo” (infelizmente!!!), desde já gostávamos de agradecer toda a atenção dispensada. Gostamos de esclarecer que qualquer sugestão/correcção são bem vindas, embora neste caso existem uma serie de falhas na abordagem feita pelo “anónimo”:
1) “a Igreja de Ilhavo (…) é dedicada a S.SALVADOR....tem Pilastras TOSCANAS e GOSTO NEO CLASSICO”
Quanto ao nome, não há duvidas. Quanto ao pormenores técnicos, claramente não era possível dedicar mais espaço daquele que foi dedicado a um dos edifícios de Ílhavo, apenas para uma questão de redacção, e não de certeza porque não fosse de interesse. Neste aspecto queremos ainda esclarecer, que o trabalho da HERA consta de um levantamento exaustivo dos recursos culturais, que claramente não pode ser inserido por inteiro num folheto turístico!!!
2) “quanto á PONTE EM RUINA nunca poderia ser PEDONAL....pois ninguém faz uma ponte daquelas para passar a pé”
Temos que lembrar ao nosso “anónimo” que há registos fotográficos de pontes utilizadas que, embora não fossem exactamente a visível hoje, são da mesma natureza e forma. Ainda destacamos que o “ninguém faz uma ponte daquelas para passar a pé”, não é afirmação que tenha qualquer base “científica” ou “historiográfica”, logo, nos distanciamos dela! Não é com base em pressupostos ou conjecturas que uma organização de técnicos e profissionais do património como a HERA trabalha!!!
3) “é interessante...nunca ouvi falar em ilhavo de CASAS DE BRASILEIRO”
Bem, é por isto que estamos aqui nós, para divulgar saber!!! A classificação de Casa de Brasileiro é apenas uma entre várias, de acordo com os engenheiros e arquitectos envolvidos no estudo! As coes, as flores e as espécies vegetais utilizadas para enfeitar os jardins (trata-se por acaso de plantas exóticas) são apenas algumas das características típicas destas casas, sobre as quais já muita literatura se escreveu.
4) “Espero também que não tenham sido os culpados daquelas chapadas de cimento pigmentado que infelizmente se observa na PONTE em RUINAS”
A este respeito, embora do estilo… “confuso” de escrita do “anónimo” não se percebe se nesta frase se está a referir-se aos Romanos ou aos técnicos da HERA (!!!), apenas pelo material em questão (o cimento) percebemos que era de nós que se estava a falar! Portanto, para não deixar alguma dúvida, gostava de realçar que os técnicos da HERA não fazem (porque não precisam nos seus estudos!) algum tipo de alteração ao território em análise, ainda menos criação de estruturas ou (citando o nosso “anónimo”) “chapadas em cimento pigmentados”!

Achamos que assim fique esclarecido tudo para o nosso anónimo e para todos. Agradecemos o “anónimo”, embora gostaríamos apenas (e agora o pedido é nosso) que quem participasse deixasse “pelo menos” o seu nome, pois é embaraçoso ter que tratar os amigos da HERA por “anónimo”!!!

Obrigado, e escrevam sempre! :-)
Fabio Carbone

 
At 12:46 PM, Anonymous Anonymous said...

OK……vamos lá por partes……eu sou ANONIMO porque não me quero cadastrar no BLOG….Mas comecemos por falar sobre o TRILHO URBANO e ver se tem condições para se caminhar nele….e na verdade há sítios que nem passeios tem e, em grande parte, estes são demasiado estreitos para que duas pessoas se desloquem a par OBSERVANDO….e na RUA NOVA há mesmo passeios em que é difícil uma pessoa equilibrar-se… também não vi tracinhos nas ruas a limitar espaços para peões, onde não há os ditos passeios…….Agora vamos ao GRUPO ALVO para que foi planeado o trilho….não pensem que ele é para a população anónima de ILHAVO pois ela conhece bem a sua cidade e como anda cá todos os dias dificilmente distingue aquilo que os turistas podem admirar… Falando agora de TURISTAS lembro que um trilho devia ser organizado para um turista já mais idoso e com alguma bagagem cultural, que já gosta de uma informação mais técnica e sabe ver e comparar com o que já observou noutros locais….por exemplo é difícil ver num trilho Urbano adeptos de futebol…. E disso tenho experiência pois fui director de um museu em COIMBRA e, quando foi o Europeu de Futebol, tivemos menos turistas no museu em relação a iguais meses de anos anteriores e seguintes …… E já agora o TURISTA que queremos em Ílhavo é aquele que come, dorme e gasta dinheiro cá……porque TURISTAS DE FARNEL temos muitos e só deixam lixo………Conheço muitos folhetos de informação turística e acho os VCs muito fraquinhos, longe do publico alvo que referi..

 
At 6:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Felizmente aparece uma grande discussão a volta dos trilhos. Antes de mais, uma pergunta surge natural: não percebemos porque quem tanto sabe (ou pensa de saber!!!) nunca se activou para desenvolver com a Câmara Municipal de Ílhavo ou até de forma autónoma um projecto como aquele da criação duma rede de percursos pedestres.

Mas como não queremos ser retóricos, não iremos fazer tal pergunta, e apenas iremos realçar que o Projecto de Criação duma Rede de Percursos Pedestres em Ílhavo viu envolvidos activamente a HERA, a CMI, e o GEMA, numa parceria exemplar, num projecto ambicioso e de grande sucesso (mais de 80 kms de trilhos criados e homologados). Há quem diga que quem faz, até pode errar. Agora, quem nada faz, nunca erra (e acrescentamos nós, limita-se a criticar, ainda por cima sem fundamentos validos!).

Por isto, convidamos o anónimo, se realmente tem um contributo tão valido a dar, a reunir-se com os nossos técnicos para aprofundar ainda mais esta conversa, e aportar uma CONCRETA MELHORIA aos trilhos.

Todavia, e tendo em conta o teor dos comentários recebidos, o turismo é um fenómeno complexo que o “anónimo” que escreve demonstra não conseguir entender. Contudo, e se o “anónimo” o entender, poderíamos proporcionar uma vasta literatura ao mesmo, para que ele possa criar uma plataforma de conhecimentos básicos com base na qual, finalmente, poderemos dialogar. Até lá, apenas apreciamos o dinamismo que o “anónimo” está a dar ao nosso site!

O convite fica para todos, de visitar os trilhos da Rede Municipal de Percursos Pedestres no Concelho de Ílhavo.

Até breve,

Fabio Carbone

 
At 6:22 PM, Anonymous Anonymous said...

PS: sempre em respost ao nosso "anonimo", para nós a população de Ílhavo não é "anonima", pelo contrário, foi actor principal na fase de recolha de dados, e de criação dos percursos.

E aproveito, até, para agradecer toda a população de Ílhavo pelo apoio e disponibilidade!

A HERA agradece-Vos! :-)

 
At 2:27 PM, Anonymous Anonymous said...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ....Agora percebi porque vejo um trilho tão LIGHT.....Perguntaram a alguma população de Ilhavo sem destinguirem quem sabe e sem saberem perguntar......possivelmente foi a mesma POPULAÇÃO que percorreram o trilho no dia sem carros....e se os TURISTAS fossem aquilo que dizem o LOCAL DE INFORMAÇÃO TURISTICA não estava continuamente ás moscas.....O QUE INTERESSAM SÂO NUMEROS...e tanto pessoas nos vc trilhos como TURISTAS de qualidadehá muito poucos.......Não esqueça que há uma INDUSTRIA TURISTICA e um TURISMO SOCIAL e enquanto o primeiro é para dar LUCRO o segundo é feito pelas entidades oficiais para a a POPULAçÂO DOS MUNICIPIOS....E continuo a dizer que em ILHAVO não há industria turistica pois não vejo aí EMPRESARIOS a fazerem eventos para ganharem dinheiro

 
At 2:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Francamente vc lembram-me uma senhora DOUTORA ELSA PERALTA e um senhor apresentador de televisão que disserem que Ilhavo não tinha historia nem patrimonio.......e felizmente tem uma historia TRADICIONAL e outra escrita...... NÃO ESQUEÇAM QUE SOU ANONIMO PORQUE CLICO AQUI EM OUTRO E O BROG PERMITE....KKKKKKKKKK

 
At 6:08 PM, Anonymous Anonymous said...

O senhor é “Anónimo” porque assim quer. Contudo, já que pelos vistos a sua é apenas conversa fútil, e pelos vistos até quer instrumentalizar isto politicamente, coisa que não é parte do trabalho da HERA, que pelo contrário trabalha com o património com absoluta serenidade, infelizmente acho que não podemos PERDER mais tempo precioso tentando responder CONSTRUCTIVAMNETE às suas duvidas. Pedimos desculpa, portanto, mas NOS utilizamos o nosso tempo para produzir!!!! Esperávamos se tratasse de um contributo sério, o do nosso “ANONIMO”. Estávamos enganados!!!

Apenas, mais uma vez, fica o convite para quem tanto sabe: se ponha a trabalhar!!!

Portanto, já que não continuaremos a dar respostas àquelas que se demonstraram apenas provocações provincianas, apenas uma nota esclarecedora para o publico em geral: a CMI, não interessa a sua cor politica, promoveu este projecto (a criação de Rede Municipal de Trilhos) de forma exemplar, num processo comparticipado que tem entre as suas características a melhoria continua. É um processo que não acaba numa brochura, mas sim continua a longo prazo, produzindo material cada vez melhor. Inclusivamente, podemos adiantar que as próximas brochuras irão apresentar, numa edição revista, o site da Câmara, para eventuais aprofundamentos por parte dos pedestrianistas interessados no património do Concelho de Ílhavo.

No que diz respeito as empresas, o processo de desenvolvimento turístico é longo, e um trilho (ou uma rede de trilhos) não quer representar a Industria Turística, mas sim um passo neste cumprido caminho. Os empreendedores (operadores turísticos, hotelaria, restauração, transportes, etc.) devem ter a certeza duma serie de ofertas próprias do destino, (e ser sensibilizados) para começar a acreditar e investir.

O Concelho de Ílhavo está portanto, ao nível de Câmara (apesar, mais uma vez, das suas cores politicas), a nível associativo, e a nível empresarial, no bom caminho. Claro, “Roma não foi construída num único dia”, e sobretudo, não através de criticas destrutivas de pessoas ignorantes e poucos sensíveis para questões quais o turismo e, em geral, o desenvolvimento sustentável.

Obrigado a todos. Contacte-nos sempre! :-)

Fabio Carbone
(Arqueologo, Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo)
Presidente HERA

 
At 3:19 PM, Anonymous Anonymous said...

A fotografia que tem no blog relativa á PONTE em RUINAS está linda........parece que está com uma daquelas doenças que alteram a cor de pele......julgo que os antigos ainda não utilizavam CAL pigmentada para fazer suas reparações....

 
At 3:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora vamos lá falar das tais CASAS DE BRASILEIRO e lembrar as muitas estações de caminho de ferro ao longo do Portugal cobertas a azulejo..........estariam os governantes da altura interesse em copiar as brasileiras que nem sequer tem uma rede de caminho de ferro de vulto????????????

 
At 3:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Zanguei-me.....cansei que me chamem ANONIMO.......Se o sou é culpa do BLOG pois na selecção da identidade clico sempre no centro onde diz OUTRO.....nunca cliquei em ANONIMO que fica do lado direito.......mas mantenho tudo o que disse....MAIS AINDA....TENHO TRABALHADO, GRATUITAMENTE, HÀ MUITO MAIS TEMPO, COM A CMI QUE ESSA ASSOCIAÇÃO EXISTE E CONTINUO A FAZÊ-LO........ESTOU RAZOAVELMENTE DOCUMENTADO POIS TENHO EM PC COPIAS De RETALHOS DE CERCA DE 20 DOCUMENTOS SOBRE ILHAVO e milhares de outras coisas em que me baseio para assumir tudo o que disse....Digo-lhe mais....como HOMEM sou um ANIMAL POLITICO e agora até a estou fazendo....mas dificilmente me poderá carimbar com uma cor politica

 
At 4:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Finalmente....onde é que esta coisa tem um endereço para se enviar algo .......pouquinho .....kkkkkkkkkkk que temos feito e que enviamos para cerca de cem correspondentes em Portugal, no Brasil e USA..... e já agora veja se me encontra nos sites....AVEIRO E CULTURA, GASTRONOMIAS.COM, PROJECTO VERCIAL e outros

 
At 12:51 AM, Anonymous Anonymous said...

Fabio Carbone
(Arqueologo, Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo)


parece um bocado arrogante por assim os titulos.. digo eu.

Jaime Fonseca

 

Post a Comment

<< Home